Primavera Árabe: Síria

Imagem

     

No dia 15 de março de 2011, na onda da Primavera Árabe, que já tinha derrubado os ditadores da Tunísia e do Egito, a população síria se uniu em manifestações e protestos contra o atual Presidente Bashar Assad e seu partido, o Baath, que controla o governo desde 1963.

Diante disso, Assad, que está no poder há 11 anos, viu-se obrigado a aceitar a renuncia de todo o seu gabinete e o fechamento das embaixadas no país, graças a revolta popular que eclodiu no país. A repressão do governo contra as manifestações e os rebeldes tem sido muito violenta e já deixou mais de 9.400 mortos e 1 milhão de pessoas necessitando de ajuda humanitária. O país atualmente vivencia uma guerra civil.

A situação na Síria é de insegurança e medo, a cidade de Homs virou reduto dos rebeldes e tem sido alvo de tiroteios e bombardeios, o governo também é acusado de tortura, inclusive de crianças. Recentemente dois jornalistas estrangeiros morreram no local e outros dois ficaram feridos sendo estes retirados do local pela Cruz Vermelha.

A ONU, há algumas semanas mandou a Síria o mediador Kofi Annan, buscando resolver essa situação. Annan apresentou a Assad um plano para deter a violência no país e ajudar o acesso a ajuda humanitária. O ditador sírio afirmou que irá aplicar o plano, mas que segue apreensivo em relação aos rebeldes do país.

De acordo com o especialista James Gelvin, qualquer desfecho para a situação da Síria não terá um final feliz, onde segundo ele o governo é implacável e a oposição desunida.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Primavera Árabe e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s