Situação atual da Líbia.

Ficheiro:Flag-map of Libya.svg

Depois da morte do ditador líbio Muammar al-Ghaddafi , em 20 de outubro de 2011, em virtude da onda de protestos que eclodiu nos Países Árabes, também  conhecida como Primavera Árabe, a Líbia ficou de certa forma esquecida pela mídia. 

Em suma, depois de 9 meses,  vivenciando uma guerra civil, os rebeldes líbios depõem o regime,  com a morte do ditador al- Ghaddafi e o Conselho Nacional de Transição (CNT) assume o governo.

Como já diz o nome, o CNT, é um conselho provisório, responsável pela transição do país rumo a democracia e que tem  como presidente Mustafa Abdel Jalil.

Segundo as previsões, no dia 19 de junho, será realizada as eleições da Assembleia Nacional da Líbia, composta por 200 cadeiras que vai elaborar a nova Constituição e definir a realização de eleições parlamentares e presidencial. Após a fundação da Assembleia, o Conselho Nacional de Transição será extinto.

O governo, nessa semana, concedeu imunidade para aqueles que lutaram contra o ditador e os que foram a favor dele (Ghaddafi) aguardam julgamento. Além disso, volta a autorizar a formação de partidos religiosos, que até então , eram proibidos perante a lei.

A Líbia evidencia um período de crise, na qual a maioria da população necessita de ajuda humanitária e 191.748 líbios se refugiaram nos países vizinhos.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Primavera Árabe e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s