Comissão da Verdade no Brasil.

A Comissão da Verdade foi instalada no ultimo dia 16, através de um decreto da presidenta Dilma Rousselff. O propósito da Comissão é investigar os casos de violação dos direitos humanos no país cometidas entre 1946 e 1988, incluindo o período da ditadura militar.

Além disso, como a Lei da Anistia, de 1979, impede que os acusados sejam julgados por crimes cometidos na época da ditadura, a Comissão não pode punir os suspeitos, seu objetivo se limita a investigar.

O foco dela são os desaparecidos políticos, que somam  150 casos  de opositores ao regime militar. Ademais, a Comissão da Verdade conta com o apoio da Comissão da Anistia (1995) e da Comissão de Mortos e Desaparecidos (2002) para investigar os crimes.

Durante a cerimônia de posse da comissão, a presidenta garantiu que o objetivo da comissão não é o “revanchismo”, ou mesmo  “reescrever a história”, pelo contrário, é conhecer a história em sua totalidade.

Os setes integrantes da comissão  responsáveis pela investigação são: o ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, a advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, o diplomata Paulo Sergio Pinheiro, o ministro do  STJ, Gilson Dipp, a psicanalista Maria Rita Kehl,  o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias  e o advogado José Paulo Cavalcanti Filho. Eles terão um prazo de dois anos para investigar esses crimes.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Brasil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s