Impeachment no Paraguai.

Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai.

Faz pouco mais de uma semana que sucedeu o impeachment relâmpago de Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai. O processo de impeachment surpreendeu pela sua rapidez, durou menos de 30 horas e foi o primeiro da história do país.

A justificativa para o processo é a de “mau desempenho de suas funções”, por parte do presidente, no caso do Massacre de Curuguaty, que deixou 17 feridos entre camponeses e policiais. Além disso, Lugo é acusado de ser incapaz de conter a insegurança que assola o país.

Diante disso, o parlamento iniciou na quinta feira (21), o processo de impeachment do presidente, e o senado paraguaio decidiu cassar o chefe de estado por 39 votos  contra 4.  Lugo então foi destituído imediatamente do seu cargo e um dia depois do inicio do processo, Frederico Franco, o vice-presidente assumiu a Presidência da Republica Paraguaia.

 Atualmente, os governos que constituem o MERCOSUL estão reunidos, para decidir a situação do Paraguai. Cristina Kirchner, presidenta da Argentina, anunciou nesta sexta-feira (29), que o Paraguai está suspenso do MERCOSUL até a realização da eleição presidencial no primeiro semestre de 2013.

Fernando Lugo vai recorrer à corte dos Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), buscando reverter o processo de impeachment e também iniciou marchas no interior do país.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s