Sudão do sul completa um ano.

Essa semana o mais novo país do mundo, o Sudão do Sul completou um ano. A independência do país foi proclamada no dia 9 de julho de 2011, através de um referendo no qual 98% da população optou pela independência. No entanto, a situação atual do novo país africano está longe de ser a ideal.

O primeiro ano do país foi muito árduo, no qual teve que ser construída toda a infraestrutura de uma nova nação. Um ano marcado por muitas tensões com o Sudão, motivadas pelas divisões do petróleo e das fronteiras, além do país estar vivenciando uma guerra civil e uma crise humanitária.

Depois da independência, sucederam diversas divergências com o Sudão sobre a divisão das reservas de petróleo, o que ocasionou no fechamento das reservas no Sudão do Sul, levando o país a uma crise econômica, já que o petróleo é responsável por 98% da economia sul-sudanesa.

Além disso, o país sofre com o analfabetismo, alto número de refugiados, alta inflação, confrontos étnicos e a falta de água e energia elétrica.

Para muitos especialistas, a solução para os problemas sul-sudaneses é o país voltar a ser uma federação única ou amenizar as fronteiras e construir uma grande nação.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s