Palestina ganha status de Estado observador não membro na ONU.

Bandeira da Palestina

Na quinta-feira passada, a ONU aprovou o pedido da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), para se tornar um Estado observador não membro.  A resolução foi aprovada com 138 votos favoráveis contra 9  contrários e 41 abstenções.

Essa decisão representa uma grande vitória ao povo palestino, pois  através dessa elevação de  status,  a  ONU passa a  reconhecer  ao povo palestino o direito à autodeterminação e à independência . Porém, isso não garante direito a voto e o reconhecimento pleno, à vista que, o reconhecimento de Estados não se dá na ONU, mas sim por outros países.

Os principais países contrários a essa resolução foram os EUA e Israel. E o último, a través do Conselho de Ministros de Israel, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, adotou ontem uma resolução oficial que rejeita o reconhecimento pela ONu da Palestina como um Estado Observador.

Ao voltar para Ramallah (Cisjordânia), o presidente palestino, Mahmoud Abbas , foi recebido como um herói e afirmou aos palestinianos  “Agora temos um Estado”, e “Já nos próximos dias vamos examinar as medidas necessárias para conseguir esta reconciliação entre as tendências palestinianas.”

Palestina

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.