Posse do novo presidente do México é marcado por violentos protestos.

mexico_pena_nietoo

No 1º dia deste mês, o novo presidente do México, Enrique Peña Nieto , tomou posse. O presidente pertence ao Partido Revolucionário Institucional, também conhecido como PRI, que é lembrado por seu passado autoritário, por fraudes eleitorais e pela repressão e violência  contra os eleitores.

A sessão de posse, prevista para as 9h da manhã , começou com quase uma hora de atraso e foi marcada por protestos dentro e fora da Câmara dos Deputados. Os parlamentares de esquerda contestaram a ascensão do presidente e afirmaram que a volta do PRI ao poder representa o pesadelo da imposição e que isso seria regressão ao passado.

mexicoposse

Nas ruas, cerca de 3 mil pessoas protestaram contra a posse de Peña Nieto. Muitos tentaram furar o cerco policial, entrando em confronto direto com a polícia. O protesto é devido a acusações de compras de votos e fraudes nas eleições, acusações que não foram aceitas pelo Tribunal Eleitoral.

Os protestos deixaram um saldo de cinco policiais feridos e cem manifestantes foram detidos.  Peña Nieto tomou posse às 12h01 em uma cerimônia que durou pouco mais de cinco minutos,  na residência presidencial com seu antecessor, Felipe Calderón.

Os principais desafios da nova gestão presidencial no México será o combate ao narcotráfico, que gera uma onda de violência no país, e o combate à pobreza.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s