Ex-general sérvio é condenado a prisão perpétua.

General sérvio-bósnio Zdravko Tolimir.

Nesta semana, mas especificamente na quarta-feira, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia condenou o general sérvio-bósnio Zdravko Tolimir à prisão perpetua por sua participação no massacre de Srebrenica que ocorreu durante a Guerra da Bósnia.

Tolimir era um chefe de espionagem do exército sérvio da Bósnia, que teria atuado junto com o ex-líder militar Ratko Mladic, também conhecido como ‘o açougueiro dos Bálcãs’, para realizar o maior genocídio da Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Ele foi considerado culpado de genocídio, violação das leis e dos costumes da guerra e crimes contra a humanidade, incluindo extermínio. E foi absolvido da acusação de deportação, fato que não influenciou de forma alguma  na duração de sua pena.

Massacre de srebrenica

Massacre de Srebrenica.

A Guerra da Bósnia teve inicio em 1992, quando a maioria muçulmana da Bósnia-Herzegovina declarou- se independentes da Sérvia. Esse conflito armado durou três anos e resultou na morte de 100.000 pessoas, além de deixar 2 milhões de refugiados.

O massacre de Srebrenica, da qual Tolimir teve participação, foi a carnificina de 8.373 bósnios muçulmanos em julho de 1995, que ocorreu na cidade de Srebrenica e que foi executada pelo Exército Bósnio da Sérvia sob o comando do General Ratko Mladić.

Desde seu estabelecimento, o TPI acusou 161 pessoas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, cometidos no território da ex-Iugoslávia.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Justiça e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s