Correia do Norte desafia comunidade internacional e realiza teste nuclear.

Manifestantes em Seul, na Coreia do Sul,  protestam contra teste nuclear realizado pela Coreia do Norte.

Manifestantes em Seul, na Coreia do Sul, protestam contra teste nuclear realizado pela Coreia do Norte.

Na manhã desta terça-feira, a Coréia do Norte surpreendeu o mundo ao realizar seu 3º teste nuclear da história do país. A notícia foi anunciada através da agência estatal KCNA, que declarou que o regime do ditador Kim Jong-um cumpriu suas ameaças e realizou com sucesso um teste nuclear subterrâneo. A potência da detonação foi entre 6 e 7 quilotons e provocou um abalo sísmico de 4,9 pontos na escala Richter que foi sentido por vários países próximos.

O ministro de Relações Exteriores da Coréia do Norte afirmou que o teste nuclear foi um ato de auto defesa e uma resposta a hostilidade norte- americana.  “Se os Estados Unidos continuarem a demonstrar hostilidade e complicarem a situação, não teremos escolha a não ser agir de forma mais dura, em uma segunda e terceira etapas de ação consecutivas” afirmou o ministro em um comunicado. Ainda, em uma mensagem desafiadora, Pyongyang disse que não se curvará às resoluções do programa nuclear da ONU.

Os Estados Unidos criticaram duramente o teste nuclear, afirmando que foi uma ação altamente provocativa e que eles representam uma séria ameaça ao país norte-americano. O Japão e a Coréia do Sul também condenaram o teste e concordam que se devem buscar sanções mais duras da ONU contra a Coréia do Norte. Já a China, o único grande aliado do país, disse estar muito insatisfeita.

No mesmo dia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas fez uma reunião para discutir a situação, na qual condenou o terceiro teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, classificando-o como uma clara ameaça à segurança e à paz internacional e afirmou que trabalharia em medidas para frear a ambição nuclear norte- coreana.

Foto divulgada pela KCNA mostra ato na Coreia do Norte por teste nuclear.

Foto divulgada pela KCNA mostra ato na Coreia do Norte por teste nuclear.

Nesta sexta-feira, a Coréia do Norte realizou um grande ato em Pyongyang, para celebrar o bem sucedido teste nuclear e saudar a coragem do ditador em realizá-lo. O ato reuniu mais de 100.000 militares e civis. A  cúpula da Coréia do Norte  também anunciou que apesar da oposição das Nações Unidas e da comunidade internacional,  o país continuará a realizar lançamentos de foguetes de longo alcance e a dar prioridade ao desenvolvimento militar do país.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s