Luto na Venezuela: Presidente Hugo Chávez morre.

corpo
Procissão com o corpo do líder venezuelano, Hugo Chávez.

Faleceu nesta terça-feira em Caracas, ás 16h25 horário local, o presidente eleito da Venezuela Hugo Chávez.  O presidente venezuelano morreu vítima de um câncer na região pélvica, que combatia há um ano e meio. O anúncio oficial de sua morte foi pronunciado uma hora depois de seu falecimento , pelo vice- presidente e herdeiro político de Chávez, Nicolás Maduro.

“Às 16h25 locais de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías”, disse Maduro, muito emocionado e cercado pelo ministério.

Chávez foi diagnosticado com câncer em junho de 2011 e desde então lutava contra a doença.  O presidente realizou quatro cirurgias em Cuba, sendo a mais recente no final de 2012. Durante toda a enfermidade de Chávez, houve várias especulações sobre a gravidade de sua saúde, devido à falta de informações e detalhes sobre a doença.

manchetes-venezuela-chavez-foto

Última imagem divulgada de Hugo Chávez, após sua quarta cirurgia e acompanhado das filhas.

Logo após o anúncio da morte de Chávez, um clima de comoção tomou todo ao país, principalmente na capital. Uma multidão de chavistas se reuniu na Praça Bolívar, lamentando a perda do presidente e gritando palavras de ordem como “Viva Chávez!” ou “Todos somos Chávez”.   O velório começou hoje na Academia Militar e se estenderá até sexta-feira quando começará o funeral. O governo decretou sete dias de luto nacional. 

A notícia gerou muita repercussão internacional. No Brasil, o governo declarou luto oficial de três dias e se referiu ao ocorrido como “uma perda inestimável”. José Mujica, presidente do Uruguai, declarou  “o governante mais generoso que conheci”. Ademais, a Palestina lamentou oficialmente a morte do presidente venezuelano, enquanto, Israel decidiu não comentar o ocorrido, devido às tensões entre os dois países.

Posteriormente, a morte de Chávez, o povo venezuelano se prepara para as novas eleições. Uma vez que , segundo a constituição, novas eleições devem ser convocadas em 30 dias. Enquanto desenrola-se todo o processo eleitoral, o vice-presidente Nicolás Maduro ocupará a presidência.

Os chavistas devem lançar a candidatura de Maduro, já que o próprio Chávez, declarou que ele seria seu sucessor. A oposição decerto, lançará o ex-candidato a presidência e atual governador Henrique Capriles. Como resultado, o povo decidirá se dará continuidade a revolução bolivariana ou se querem outro rumo para o país.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s