Ilhas Malvinas aprovam em referendo domínio britânico.

malvinas

As Ilhas Malvinas ou Falklands são um território britânico ultramarino, localizada no Atlântico Sul, cuja capital é Stanley. Ela é constituída por duas ilhas principais: Grande Malvina ou Falkland Ocidental e Soledad ou Falkland Oriental, e possui cerca de 2 mil habitantes.

A soberania do arquipélago já foi motivo de conflitos entre o Reino Unido e a Argentina, que em 1982, resultou na Guerra das Malvinas. O conflito durou apenas 3 meses e terminou com a rendição dos militares argentinos.

Trinta anos depois desse conflito, 2012, o domínio das Ilhas voltou a ser disputado pelo governo argentino, que caracteriza a soberania britânica no arquipélago como “colonial”. Cristina Kirchner, presidente da Argentina, acusa o governo britânico de militarizar a região e abordou a questão na Organização das Nações Unidas (ONU).

referendo

Por conseguinte, em uma iniciativa dos moradores do arquipélago, foi realizado no dia 10 e 11 desse mês um referendo para que os 1.672 eleitores das ilhas decidam se querem ou não continuar a ser um território sob administração britânica.

Como resultado, os habitantes das Ilhas Malvinas aprovaram por maioria absoluta, (quase 99%) a permanência do território sob o domínio do Reino Unido no referendo. Contudo, o governo argentino ainda continuara a defender seu direito a soberania das Ilhas Malvinas, pois considera a consulta aos moradores irrelevante para a disputa.

Anúncios

Sobre Vicky Régia

Sou uma jovem que se importa com que acontece no mundo e que acredita que através da informação realmente podemos fazer a diferença.
Esse post foi publicado em Geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s